Desenvolvimento e caracterização de chocolate diet em barra potencialmente probiótico

>Descrição

Foi desenvolvido um processo de produção de um chocolate diet com propriedades probióticas, proporcionadas pela presença de microorganismos específicos. O chocolate é isento de sacarose e propõe-se a oferecer diversos benefícios à saúde, tais como a melhoria do equilíbrio microbiota intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico.

 

>Problemas

Atualmente, existe um interesse crescente no consumo de alimentos probióticos em função dos seus efeitos benéficos para a saúde. Produtos diet/light também têm atraído a atenção dos consumidores que desejam ter uma alimentação mais saudável. De modo geral, o chocolate destaca-se por seu sabor agradável, por seus benefícios já comprovados à saúde e por possuir características ideais para a veiculação de probióticos. No entanto, a maior crítica em relação ao consumo de chocolate é o seu elevado teor calórico, resultado da presença de açúcares e gordura.

 

>Benefícios

A formulação para chocolate desenvolvida propõe-se a oferecer diversos benefícios à saúde, tais como equilíbrio imunológico, prevenção de cânceres e melhora de doenças digestivas.  Além disso, tal produto possui características inovadoras uma vez que não há chocolates em barra diet com  adição  de  microrganismos  probióticos  disponíveis no mercado brasileiro.

 

>PDF

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/16auin010---chocolate-probiotico.pdf

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/16auin010---chocolate-probiotico---english-version.pdf

 

Informação da Patente:
Categoria(s):
Alimentos
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Daniela Cardoso Umbelino Cavallini
Valdecir Luccas
Izabela De Souza Correia Cozentino
Palavra-chave:
Biotecnologia
Microbiologia
Tecnologia de Alimentos