Identificação de leveduras para produção de bebidas alcoólicas fermentadas

>Descrição

Esta nova tecnologia trata um meio de cultura contendo corante, capaz de monitorar e identificar as colônias de Saccharomyces cerevisiae, a partir da diferença de coloração das linhagens starters, utilizadas durante o processo de fermentação de bebidas alcoólicas, particularmente na produção do vinho.

 

>Problema

Atualmente o monitoramento da população de leveduras em processos de fermentação é realizado por técnicas moleculares de identificação, técnicas estas que necessitam de mão de obra especializada e possuem um custo elevado. Esta nova tecnologia desenvolve um meio de cultura capaz de monitorar e identificar as colônias de leveduras em processos fermentativos, garantindo acessibilidade da metodologia em diferentes setores industriais que utilizam esse processo.

 

>Benefícios

A presente tecnologia proporciona o monitoramento e identificação das colônias de leveduras em processos fermentativos sem que seja necessário o uso de técnicas moleculares de identificação, levando a uma maior autonomia industrial, simplicidade e economia na análise. Outros benefícios que merecem destaque são a fácil manipulação da técnica, custo acessível, redução na geração de resíduos e o tempo de análise reduzido.

 

>PDF

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/14auin047---kit-identificacao-levadura-bebida-alcoolica.pdf

Informação da Patente:
Categoria(s):
Alimentos
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Angela Capece
Patrizia Romano
Maria Olívia Campos Masiero
Cecília Laluce
Palavra-chave:
Biotecnologia
Microbiologia
Química
Tecnologia de Alimentos