Compostos da biodiversidade brasileira para usos cosmético e alimentício

>Descrição

Compostos isolados do fruto do umbuzeiro (Spondiastuberosa Arr. Camara) apresentam elevada atividade antioxidante, tendo potencial para serem utilizados em aplicações cosméticas, particularmente antienvelhecimento. Apresentam também atividade quimiopreventiva e inibitória de acetilcolinesterase, com possíveis aplicações nutracêutica e/ou funcional.

 

>Problemas

As indústrias cosmética e alimentícia estão em busca constante de novos compostos ativos que possam dar ensejo ao desenvolvimento de produtos diferenciados e sustentáveis. Estes novos compostos têm origem na biodiversidade brasileira, o que tem grande apelo junto à população brasileira.

 

>Benefícios

Os compostos naturais isolados apresentam-se como uma nova alternativa para formulação de produtos cosméticos antienvelhecimento, além de também poderem ser incorporados em formulações alimentícias com propriedades nutracêuticas e/ou funcionais. Ainda, os compostos com atividade antioxidante são obtidos por uma rota de extração metanólica, o que diminui o impacto ambiental de seu processo de isolamento.

Informação da Patente:
Categoria(s):
Alimentos
Saúde Humana
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Maria Luiza Zeraik
Ian Castro-Gamboa
Dulce Helena Siqueira Silva
Muriel Cuendet
Laurence Marcourt
Vanderlan Da Silva Bolzani
Olivier Ciclet
Emerson Ferreira Queiroz
Jean-Luc Wolfender
Palavra-chave:
Biodiversidade e Recursos Naturais
Biotecnologia
Farmacologia
Química
Saúde Humana
Tecnologia de Alimentos