Processo para produção de material sólido rico em carbono e nutrientes a partir da vinhaça e bagaço da indústria sucroalcooleira

>Descrição

Foi desenvolvido um processo para a produção de um material rico em carbono e nutrientes a partir da vinhaça e bagaço de cana por meio de carbonização hidrotérmica. Este poderá ser utilizado, principalmente, como fertilizante organomine-ral, visto que ele supre as demandas essenciais do solo.

 

>Problemas

O Brasil é o maior produtor de etanol e açúcar a partir da cana-de-açúcar, sendo que durante esse processo são geradas anualmente milhões de tonela-das de resíduo composto por vinhaça e bagaço de cana. Além disso, com o constante aumento da produção de etanol, tornou-se necessário a busca por opções para o a-proveitamento destes resíduos.

 

>Benefícios

A tecnologia proposta oferece um processo para a produção de um ma-terial rico em carbono e nutrientes, o qual poder ser utilizado como um fertilizante organomineral. Em virtude de ser obtido  pela carbonização hidrotérmica da vinhaça e do bagaço, este produto apresenta grande capacidade para reter água, contribuindo para sua maior eficiência em relação aos demais fertilizantes encontrados no mercado atualmente. Além disso, este produto propõe um destino adequado aos resíduos de vinhaça e bagaço de cana visando agregar valor aos mesmos e fechar um ciclo produtivo da indústria.

 

>PDF

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/16auin002---vinhaça-ii1.pdf

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/16auin002---vinhaça-ii---english-version1.pdf

 

Informação da Patente:
Categoria(s):
Meio Ambiente
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Camila De Almeida Melo
Altair Benedito Moreira
Márcia Cristina Bisinoti
Odair Pastor Ferreira
Rosana Lisboa Santana
Francisco Holanda Soares
Palavra-chave:
Química
Tecnologias Ambientais