Sistema folicular para maturação oocitária in vitro

>Descrição

A invenção descreve um protocolo que compreende um método de cultura de duas etapas combinadas com uma estratégia para obter oócitos sincronizados e em estágio de maturação adequado ao sistema de cultura, potencializando, assim, a eficiência da produção embrionária in vitro. Mais especificamente, a inovação propõe um sistema de cultivo que visa proporcionar ao oócito um ambiente mais fisiológico e, portanto, mais semelhante às condições encontradas no folículo ovariano, onde o oócito naturalmente se diferencia para adquirir competência para a fecundação e desenvolvimento embrionário.  Daí a designação do protocolo como “Sistema Folicular”.

 

>Problemas A produção in vitro de embriões (PIV) é uma tecnologia de reprodução assistida (TRA) que concentra grande interesse econômico, tanto na pecuária quanto na biomedicina. Na produção animal, a PIV permite otimizar o aproveitamento do potencial reprodutivo dos animais, elevando a produtividade do rebanho. Apesar de sua viabilidade comercial na pecuária e na medicina, a PIV tem eficiência limitada: apenas cerca de 30-35% dos gametas femininos (oócitos) recuperados de vacas e submetidos à PIV são capazes de gerar embriões viáveis.

 

>Benefícios A presente invenção refere-se a um protocolo que inclui a obtenção de oócitos sincronizados e adequados a um sistema de cultivo sequencial capaz de otimizar a competência para a fecundação e desenvolvimento e, consequentemente, a eficiência da produção embrionária in vitro.

 

Informação da Patente:
Categoria(s):
Agropecuária
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Jose Buratini
Alberto Maria Luciano
Ana Caroline Da Silva Soares
Valentina Lodde
Palavra-chave:
Biotecnologia
Genética
Veterinária