Dispositivo para medição de frequência respiratória de animais

>Descrição

A invenção descreve um equipamento eletrônico para medição indireta da frequência respiratória de animais, podendo vir ser adaptado para uso em humanos. As medições são feitas por meio da análise da variação de temperatura do ar próximo à narina.

 

>Problemas

Em estudos de transferência de calor e massa no sistema respiratório dos animais, a determinação da frequência respiratória é de fundamental importância, pois esta variável fisiológica, além de ser necessária para a quantificação do volume respiratório, também é um indicador utilizado para avaliar o bem-estar animal. Dispositivos para essa finalidade existentes no mercado restringem a movimentação do animal, impedindo-o de se alimentar livremente e causando estresse desnecessário, o que influencia nos dados coletados. Outros dispositivos necessitam ser implantados cirurgicamente.

 

>Benefícios

A invenção proposta descreve um equipamento eletrônico que analisa a frequência respiratória de animais em condições de campo por meio da variação de temperatura do ar próxima à narina. Tal sistema garante resultados verossímeis, uma vez que não há considerável interferência na movimentação do animal em condições de campo, sendo de fácil manuseio e colocação.

 

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Alex Sandro Campos Maia
Hugo Fernando Maia Milan
Palavra-chave:
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Veterinária