Compósito antiestático produzido com resíduo industrial de couro para aplicação como piso e revestimento.

>Descrição

A invenção descreve um material para revestimento com propriedades antiestáticas, cuja matéria-prima principal para a sua produção é resíduo industrial de couro. Este material possui propriedades que eliminam a carga estática, a qual gera  complicações para diversos tipos de indústrias.

 

>Problemas

O resíduo industrial de couro tem sido problema ambiental e econômico, uma vez que este material requer altos custos para ser descartado de uma forma ecologicamente correta. Neste sentido, tem-se buscado alternativas para o aproveitamento deste resíduo. O principal meio encontrado para a utilização deste substrato fora a produção de um compósito antiestático, o qual tem a capacidade de solucionar um problema enfrentado por diversas indústrias: o acúmulo de carga estática.

 

>Benefícios

A tecnologia proposta descreve um material com propriedade antiestática para revestimento de pisos ou outras superfícies, o qual pode ser aplicado nas indústrias que possuem tais complicações. Outro benefício encontrado nesse material se dá pelo fato de ele possuir maior condutividade de corrente elétrica do que outros produtos encontrados no mercado atualmente. Além destas vantagens, esta invenção proporciona uma solução viável para os problemas ambientais e econômicos gerados pelo descarte do resíduo industrial do couro.

 

>PDF

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/14auin032---compósito-antiestático.pdf

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/14auin032---compósito-antiestático----english-version.pdf

 

 

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Deuber Lincon Da Silva Agostini
Marcos Roberto Ruiz
Aldo Eloizo Job
Elton Aparecido Prado Dos Reis
Eduardo Roque Budemberg
Renivaldo José Dos Santos
Palavra-chave:
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Novos Materiais