Sistema para administração cutânea de glicocorticóides

>Descrição

Esta nova tecnologia descreve um sistema para liberação controlada de glicocorticóides para uso tópico estabilizado por polioxietileno 20 cetil éster, para utilização no tratamento de doenças cutâneas inflamatórias, autoimunes e alérgicas.

 

>Problema
Os glicocorticóides são os principais fármacos empregados no tratamento de doenças cutâneas inflamatórias, autoimunes e alérgicas, porém, nem sempre são efetivos e apresentam uma série de efeitos colaterais, sendo necessária uma análise de risco/benefícios da utilização desses fármacos. Outra preocupação ligada ao seu uso é assegurar que a aplicação na pele não atinja a corrente sanguínea, evitando assim os efeitos farmacológicos, adversos e tóxicos em outras regiões do corpo. Sistemas como o proposto por esta nova tecnologia apresentam-se como uma solução extremamente interessante, uma vez que aumentam a permanência do fármaco na superfície da pele, impedindo que os problemas apresentados ocorram.

 

>Benefícios
Esta nova tecnologia é capaz de aumentar o tempo de permanência dos glicocorticóides na superfície da pele e melhorar seu efeito terapêutico, facilitando assim o tratamento de doenças cutâneas inflamatórias, autoimunes e alérgicas. Além disso, o sistema desenvolvido é de fácil transposição de escala, o que é extremamente importante para a indústria farmacêutica.

 

>PDF

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/15auin032---ceteth-20.pdf

Informação da Patente:
Categoria(s):
Saúde Humana
Informações, Contactar:
Agência UNESP de Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Maria Palmira Daflon Gremião
Marlus Chorilli
Márcia Helena Oyafuso
Palavra-chave:
Biotecnologia
Farmacologia
Saúde Humana