Uso de redes neurais artificiais na determinação da viabilidade e da qualidade de embriões de camundongos

>Descrição

Software de determinação de qualidade de embriões murinos automática

“Programa determina automaticamente a qualidade de embriões de camundongos a partir da análise morfológica de uma figura bidimensional.”

Descrição: A tecnologia compreende um software que fornece valores preditivos de qualidade de embriões murinos por meio de uma sequência de coleta, extração, padronização e análise de dados totalmente automatizada.

Problema: Atualmente a avaliação da qualidade dos embriões (camundongos, bovinos e humanos) é feita baseada na observação microscópica da morfologia por um embriologista, utilizando esquemas de classificação da qualidade embrionária (em graus) de modo relativamente subjetivo, isto é, que depende de interpretação individual. Não se conhece nenhum método disponível de avaliação objetiva, ou seja, independente das variações intrínsecas de julgamento de um ser humano.

Benefícios: A utilização do software garante que a análise não dependa da qualidade do microscópio, da experiência do embriologista e da capacidade restrita dos graus de qualidade embrionária, classicamente utilizados para a avaliação. De modo complementar, a tecnologia não é invasiva, não danifica os embriões, é realizada dentro de minutos e permite que o avaliador "interprete" a resposta, de modo que a experiência clínica individual pode maximizar o resultado obtido pelo software.

Solução Proposta: O software desenvolvido extrai informações das imagens dos embriões e fornece como resultado um índice de qualidade embrionária nos mesmos padrões que um embriologista forneceria: graus "Excelente", "Bom", "Regular" e "Ruim". Tal índice é necessário para a comercialização de embriões bovinos e no tratamento clínico de infertilidade humana. Por meio do software, o resultado que normalmente necessitaria de um embriologista com elevada experiência poderá ser obtido mediante um protocolo simples e com um mínimo de treinamento.

Oportunidade de Mercado: A tecnologia pode ser utilizada por laboratórios de manipulação embrionária que utilize como modelo o embrião de camundongo para fornecer um índice de qualidade aos embriões de modo objetivo e reprodutível. Se aprimorada para embriões humanos e bovinos, a tecnologia pode se empregada em laboratórios de comercialização de embriões e em laboratórios de tratamento de infertilidade.

Informação da Patente:
Categoria(s):
Veterinária
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
 
Inventores:
Felipe Delestro Matos
Marcelo Fábio Gouveia Nogueira
José Celso Rocha
Palavra-chave:
Biotecnologia
Veterinária