Fibra polimérica para reforço de aparelhos protéticos removíveis

>Descrição

Reforço de fibra de nylon modificada para aparelhos ortodônticos de resina acrílica

“Aparelhos ortodônticos com maior durabilidade, resistência e qualidade na adesão.”

Descrição: A tecnologia consiste de uma fibra de nylon modificada estruturalmente para reforçar aparelhos ortodônticos produzidos a base de resina acrílica. O novo material apresenta maior resistência, menor chance de fratura, maior durabilidade e características de adesão melhoradas em comparação com os disponíveis atualmente.

Problema: Aparelhos ortodônticos produzidos a base de resina acrílica são amplamente utilizados apesar de o material apresentar alto risco de fratura. As alternativas atualmente disponíveis para reforçar o aparelho acrílico e assegurar maior durabilidade ao mesmo são telas de reforço em metal e em nylon, porém não foram bem aceitas no mercado e apresentam resultados inferiores aos da tecnologia aqui descrita.

Solução Proposta: Foram desenvolvidas resinas acrílicas com materiais de reforço inseridos em seu corpo. Um destes materiais é a fibra de nylon modificada, um plástico maleável que permite ser inserido na massa de resina com relativa facilidade. A fibra modificada apresenta características de adesão aperfeiçoadas e é confeccionada de forma que propicia efetivamente um reforço estrutural das peças protéticas e outros tipos de aparelhos.

Benefícios:

Quando aplicada na estrutura dos aparelhos, a fibra de nylon modificada apresenta inúmeras vantagens, tais como:

•    Maior resistência mecânica

•    Menor risco de fratura

•    Maior durabilidade

•    Adesão mais eficaz

•    Possibilidade de ser aplicada em diferentes produtos

Oportunidade de Mercado: A tecnologia possui diversas aplicações e pode fazer parte da composição de inúmeros produtos que se inserem em diferentes mercados. A aplicabilidade principal do novo material é o preenchimento do corpo de próteses totais (dentaduras), no reforço de extensões bucofaringeanas, em próteses bucomaxilofaciais e no reparo de próteses totais e parciais removíveis. Ainda, como aplicabilidade secundária pode ser utilizada no reforço em próteses do tipo protocolo de implantes, no reforço de próteses fixas temporárias em resina acrílica, em aparelhos removíveis ortopédicos e ortodônticos e em protetores bucais de uso esportivo.

Informação da Patente:
Categoria(s):
Saúde Humana
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Tarcísio José De Arruda Paes
Fernanda De Cássia Papaiz Gonçalves
Estevão Tomomitsu Kimpara
Guilherme S. F. Anzaloni Saavedra
Marco Aurélio de Paschôa
Natália De Paschôa Navarrias
Palavra-chave:
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Saúde Humana