>Descrição
“Processo de enriquecimento de ligas de ouro permite associação de qualidades das ligas de ouro com características mecânicas proporcionadas por outros elementos da liga”
Descrição: A tecnologia compreende um processo químico de modificação de superfície de componentes confeccionados com ligas de ouro com finalidade de produzir camadas enriquecidas. Por meio de ataques químicos, o processo retira elementos da camada superficial da liga distinguindo-a das camadas interiores e por vezes transformando-a em 100% ouro.
Problema: Conseguir conciliar características proporcionadas por ligas diferentes em um mesmo componente.
Solução Proposta: A tecnologia proposta aplicada em componentes fabricados com ligas de ouro projetadas para terem as características mecânicas desejadas desenvolverá uma camada superficial de ouro puro que acrescentará à superfície do componente as características de elevada resistência à corrosão e elevadas condutividades térmica e elétrica.
Benefícios: O enriquecimento superficial permite associar as qualidades das ligas de ouro com características mecânicas proporcionadas por outros elementos da liga, gerando material com:
- Maior resistência mecânica;
- Maior dureza;
- Alta resistência à corrosão;
- Alta condutividade térmica;
- Alta condutividade elétrica.
Oportunidade de Mercado: A tecnologia proposta visa, por exemplo, ser aplicada em componentes mecânicos que necessitam possuir altas resistências à corrosão e altas condutividades elétricas associadas a altas resistências mecânicas, dificilmente proporcionadas por uma única liga metálica. Ou mais genericamente, ser aplicada em componentes que necessitem ter características mecânicas proporcionadas pela liga e características superficiais associadas a um dos componentes da liga que o compõe.
Estágio de Desenvolvimento: Estágio laboratorial. Ensaios em laboratório demonstraram com sucesso o enriquecimento de ligas originalmente com 75% de ouro para 100% de ouro, com espessura de até 20um.