Inclinômetro com sensor de segurança para tratores agrícolas

>Descrição

"Sistema eletrônico de baixo custo evita tombamento de tratores agrícolas e registra desempenho da máquina."

 

Descrição: O invento consiste um dispositivo eletrônico utilizado como sensor de segurança para detecção de inclinação de tratores agrícolas. O sistema detecta a inclinação do trator e emite um alerta quando o trator está fora de seu equilíbrio dinâmico, ou seja, em risco de tombar.

 

Problema: A incidência de acidentes com tratores agrícolas é grande e causa prejuízos pelo deslocamento de máquinas para revirar o trator, tempo perdido de trabalho e possíveis avarias na máquina.

 

Solução Proposta: O sensor de segurança desenvolvido é um sistema eletrônico de baixo custo que deverá ser acoplado aos tratores agrícolas. O sensor avalia em tempo real a inclinação da máquina e emite um alerta quando há perigo de tombamento. Ainda, o sensor avalia o desempenho do trator quando operando em terrenos declivosos. Com essas características, o uso do sensor tem a finalidade de minimizar os índices de acidentes ocorridos com tratores agrícolas em função do tombamento.

 

Benefícios:

- Evita tombamento de tratores

- Monitora em tempo real a inclinação da máquina

- Avalia desempenho

- Baixo custo

 

Oportunidade de Mercado: Não existe atualmente no mercado sensor com a finalidade de avisar a iminência de tombamento da máquina. Por estar inserida em um nicho de mercado inexplorado, a tecnologia pode se tornar referência. Por outro lado, a demanda é incerta.

 

Estágio de Desenvolvimento: A tecnologia se encontra em estágio laboratorial de desenvolvimento, em fase de transição, faltando apenas algumas etapas para o desenvolvimento de um protótipo. O inclinômetro já foi desenvolvido e inclusive submetido a alguns testes de campo, porém necessita de alguns ajustes para o desenvolvimento do protótipo.

 

Veja o vídeo

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
João Eduardo Guarnetti do Santos
André Luiz Andreoli
José Ângelo Cagnon
Palavra-chave:
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica