Cadeira antropométrica

>Descrição

“Tecnologia possibilita a tomada de medidas precisas de indivíduos e visa o desenvolvimento de cadeiras e assentos customizados, com ajustes individuais, conforto total e prevenção de doenças relacionadas à postura sentada”

 

Descrição: O invento consiste de uma cadeira desenvolvida para a tomada de medidas de segmentos corpóreos variados de indivíduos na postura sentada, visando a realização de estudos antropométricos e ergométricos.

Problema: A necessidade de se possuir um instrumento para a tomada de medidas dos indivíduos na postura sentada motivou o desenvolvimento da cadeira antropométrica.

 

Solução Proposta: O modelo desenvolvido aprimora a capacidade de analisar dados antropométricos da população, para que futuramente estes dados possam ser aproveitados nos projetos de desenho e produção de novos assentos, cadeiras de escritório, mochos odontológicos, entre outros.

 

Benefícios: O invento foi desenvolvido para aprimorar o desenvolvimento de mochos odontológicos e projetos de cadeiras, assentos e bancos das diferentes áreas que utilizam a postura de trabalho sentada, onde se poderão fabricar produtos que respeitem a antropometria e favoreçam os ajustes individuais desses equipamentos para os usuários, ocasionando conforto e principalmente a prevenção de doenças ocupacionais relacionadas com a postura sentada.

 

Potencial de Mercado: O invento pode ser útil às empresas fabricantes de cadeiras, mochos odontológicos e assentos, entre outros. Empresas como Ergomais, Mundoergonomia, FMescritório, Brasgolden, Myofficehome e Herman Miller (Atec) oferecem uma ampla linha de cadeiras e outros produtos ergonômicos, mas não oferecem produtos de acordo com pedidos individuais. A cadeira antropométrica abriria a possibilitada de customização dos produtos, criando um novo nicho de mercado e estabelecendo a tecnologia como pioneira no mesmo.

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Camila Pinelli
Durival Fortunato Marim
Palavra-chave:
Desenho Industrial
Políticas Públicas
Saúde Humana