Coletor automático de dados pluviométricos

>Descrição

“Coletor eletrônico e software embutido armazenam automaticamente, durante longos períodos de tempo e sob condições climáticas críticas, dados pluviométricos com precisão e confiabilidade”

 

Descrição: O invento consiste de um sistema automático para aquisição de dados pluviométricos (índice de chuvas), composto de um coletor eletrônico de dados (hardware e software embutido) e em um software de manipulação de dados. O coletor pode ser utilizado como uma ferramenta em diversos campos, como meteorologia, agronomia, biologia, construção civil, ciências ambientais, defesa civil, educação, entre outros. O coletor deve ser conectado a qualquer pluviômetro do tipo basculante, que funciona como uma espécie de sensor, e então passa a registrar automaticamente quantidade de chuva ocorrida em um determinado local, durante um determinado período de tempo.

Problema: Pluviômetros são bastante difundidos em todo o mundo, com modelos bastante variados, mais ou menos úteis para as necessidades específicas do cliente. As limitações encontradas em alguns modelos são: baixas precisão e confiabilidade dos dados, tamanho do dispositivo (alguns são demasiado grandes), alto consumo de energia e capacidade limitada de armazenamento de dados (que diminuem a capacidade de operar por longos períodos de tempo).

 

Solução Proposta: O pluviômetro desenvolvido é portátil, com baixo consumo de energia e autonomia para operar continuamente por longos períodos de tempo. Alia precisão e confiabilidade para operações em condições ambientais críticas com baixo custo de produção e processamento de dados em software exclusivo.

 

Benefícios:

- Portabilidade (pequena dimensão física)

- Baixo consumo de energia

- Baixo custo de produção

- Capacidade de operar continuamente por longos períodos de tempo

- Alta capacidade para o armazenamento de dados pluviométricos

- Precisão e confiabilidade para operações em condições ambientais críticas.

 

Oportunidade de Mercado: A tecnologia desenvolvida pode ser utilizada nas áreas de meteorologia e hidrologia, diretamente ligadas aos mais diversos subsetores da agricultura e análise de condições climáticas. Existe um grande número de diferentes modelos e tipos de pluviômetros no mercado impossibilitando uma estimativa da demanda específica por tais equipamentos. Acredita-se que o modelo desenvolvido, que coleta e armazena dados por meio do uso de um software específico, apresenta diferenciais técnicos suficientes para despertar o interesse dos fabricantes e, mais à frente, dos consumidores finais.

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
João E. Machado Perea Martins
Palavra-chave: