Fitoterápico ansiolítico de Erythrina sp

>Descrição
 

Fitoterápico ansiolítico de Erythrina sp

 

“A base de produtos naturais, fitoterápico ansiolítico apresenta efeitos colaterais bastante reduzidos”

 

Descrição: A tecnologia compreende o processo de obtenção de extratos, frações purificadas e compostos isolados de Erythrina sp que apresentam atividade ansiolítica, bem como composições farmacêuticas baseadas nestes compostos para uso no tratamento de distúrbios da ansiedade.

 

Problema: Os principais ansiolíticos no mercado são compostos benzodiazepínicos. Apesar de apresentar atividade efetiva, esses medicamentos apresentam inúmeros efeitos colaterais, como comprometimento da atividade psicomotora, sedação, sonolência e alta taxa de dependência, além de possível efeito teratogênico (malformações fetais) quando utilizados por gestantes.

 

Solução Proposta: Por apresentar atividade ansiolítica eficiente e efeitos colaterais reduzidos, os compostos isolados de Erythrina sp se apresentam como alternativa natural para o tratamento de distúrbios da ansiedade e outras manifestações clínicas relacionadas.

 

Benefícios: Fitoterápico ansiolítico nacional, com ação farmacológica eficiente, perda mínima de atividade psicomotora e efeitos colaterais e adversos bastante reduzidos. O produto é vantajoso para o consumidor, para o produtor e para o desenvolvimento nacional, pois:

- se apresenta como alternativa ao uso dos tradicionais benzodiazepínicos e seus inúmeros efeitos colaterais;

- reduz os custos de produção ao utilizar matéria-prima e tecnologia nacionais;

- promove o uso sustentável da biodiversidade e o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria farmacêutica nacional.

 

Potencial de Mercado: No mercado farmacêutico mundial, a venda de antipsicóticos (medicamentos para tratamento de esquizofrenia e distúrbios da ansiedade) movimentou U$ 20,7 bilhões em 2007, representando 3% do faturamento total, ocupando o 6º lugar no ranking de medicamentos mais vendidos do mundo. No ano seguinte, o segundo medicamento mais vendido no Brasil foi um ansiolítico (IMS Health, 2008). Segundo relatório da IMS Health, os antipsicóticos são os medicamentos com mais vendas sob prescrição médica nos Estados Unidos, movimentando U$ 14,6 bilhões em 2009. Na área de fitoterápicos, o governo brasileiro estimula e financia o desenvolvimento de novos medicamentos à base de produtos naturais por meio do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, lançado no final de 2008 (Ministério da Saúde, 2010).

 

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/nit-001-09---fitoterápico-ansiolítico-de-erythrina-sp.pdf

Informação da Patente:
Categoria(s):
Saúde Humana
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Vanderlan Da Silva Bolzani
Otavio Aparecido Flausino
Ricardo Luis Nunes de Souza
Palavra-chave: