Compostos ativos de Casearia sylvestris para tratamento de úlceras e outros distúrbios gastrintestinais

>Descrição

Compostos ativos de Casearia sylvestris para tratamento de úlceras e outros distúrbios gastrintestinais

 

“Compostos apresentam redução de 100% de lesões gástricas, ação citoprotetora, baixo custo, mínimos efeitos colaterais e nenhuma contra-indicação”

 

Descrição: A tecnologia compreende extratos, frações e compostos ativos de Casearia sylvestris com propriedade antiulcerogênica e citoprotetora, processos de obtenção dos mesmos e formulações farmacêuticas a base dos compostos ativos para tratamento de úlceras e outros distúrbios do trato gastrintestinal.

 

Problema: A terapêutica atual para úlcera gástrica é realizada a base de drogas que inibem a secreção ácida do estômago, de preferência drogas citoprotetoras. No entanto, tais medicamentos apresentam inúmeros efeitos colaterais, como náusea, vômito, dor abdominal, diarréia e hipertermia; além de contra-indicações para gestantes, por apresentarem efeito teratogênico (malformações fetais) e ação abortiva (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 2010).

 

Solução Proposta: Os compostos ativos de Casearia sylvestris apresentam ação efetiva no tratamento de úlceras, com redução de efeitos colaterais e sem contra-indicações, além de agir em úlceras graves, moderadas e leves.

 

Benefícios: Tratamento de úlceras e outros distúrbios gastrintestinais com qualidade bastante superior, a baixo custo. As características diferenciais da tecnologia que possibilitam o avanço terapêutico são:

- Redução em 100% a área de lesão gástrica, quando administrada em dose oral, com elevada margem de segurança;

- Ação citoprotetora (não modifica o pH gástrico);

- Ação em úlceras leves, moderadas e graves;

- Não apresenta ação abortiva, problema encontrado em outras drogas citoprotetoras;

- Matéria-prima em abundância em território nacional;

- Provável redução nos custos de produção.

 

Potencial de Mercado: Segundo estimativas do National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos, 60 a 70 milhões de pessoas são afetadas por algum distúrbio gastrintestinal, ocasionando mais de 13 milhões de internações e 20 milhões de procedimentos cirúrgicos anuais. Os gastos diretos com medicamentos são avaliados em 98 bilhões de dólares anuais; já os gastos indiretos, ocasionados por mortalidade e invalidez de pacientes, em 44 bilhões de dólares. Dentre as doenças avaliadas está a úlcera gástrica, que é particularmente grave: afeta mais de 14 milhões de pessoas no país e mata mais de 3.000 por ano. Segundo a IMS Health, os antiulcerativos são a segunda classe de medicamentos mais vendida no mundo, movimentando U$25 bilhões anuais. (National Digestive Diseases Information Clearinghouse - NDDIC, 2004; IMS Reports - Global Pharmaceutical Sales, 2004)

 

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/nit-003-09---compostos-ativos-de-casearia-sylvestris.pdf

 

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/nit-003-09---active-compounds_casearia_sylvestris.pdf

Informação da Patente:
Categoria(s):
Saúde Humana
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Jayme Antonio Aboin Sertié
Ricardo Gomide Woisky do Rio
Alberto José Cavalheiro
Aristeu Gomes Tininis
Vanderlan Da Silva Bolzani
Marcelo Rodrigues
André Gonzaga Dos Santos
Palavra-chave:
Biodiversidade e Recursos Naturais
Biotecnologia
Farmacologia
Química
Saúde Humana