Promotor induzível para expressão tecido-específica em plantas

>Descrição

Promotor induzível para expressão tecido-específica em plantas

 

Descrição: Seqüência de nucleotídeos para a expressão de genes de interesse em folhas ou raízes, e método para a produção de plantas transgênicas, mono ou dicotiledôneas, expressando genes específicos em suas folhas ou raízes.

 

Problema: O melhoramento genético para fins agronômicos tem sido usado há milhares de anos com o cruzamento controlado. A transgenia permite a aceleração do processo de melhoramento que pode levar anos até se estabelecer. Entretanto, a utilização de plantas transgênicas, especialmente para o consumo humano, encontra forte resistência. A expressão de proteínas tóxicas em tecidos específicos das plantas, geralmente que não serão consumidos, apresenta-se como alternativa promissora. A expressão controlada de tais proteínas evita danos ambientais como a resistência das pragas e transmissão do transgene para variedades selvagens. Apesar de existirem diversos promotores para plantas, poucos são tecido-específicos e grande parte é de expressão contínua (não-induzível).

 

Solução Proposta: Promotores de expressão específica em folhas ou raízes que respondem a estresses mecânicos (induzível), isolado de plantas de Café, que permitem a inserção de seqüências de interesse. Não há expressão do transgene em outros tecidos da planta, tais como caule, flores e frutos.

 

Benefícios: 

- Expressão tecido-específica e responsiva a estresse;

- Aplicabilidade para diferentes grupos vegetais (mono e dicotiledôneas);

- Permite inserção de genes de resistência a pragas e intempéries;

- Expressão controlada espaço-temporalmente;

- Risco ambiental reduzido.

 

Potencial de Mercado: A tecnologia tem potencial de aplicação em dois mercados. O segmento de transgênicos agrobiológicos movimentou, em 2009, cerca US$ 16bi. O outro mercado potencial é o de insumos para pesquisa e desenvolvimento, no segmento de promotores de expressão, que movimentou em 2009 mais de US$ 2,8bi com empresas apresentando taxas de crescimento de 102% (2008/2009).

 

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/nit-176-08---promotor-induzível-para-expressão-tecido-específica-em-plantas.pdf

Informação da Patente:
Categoria(s):
Agropecuária
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
auin@unesp.br
Inventores:
Ivan De Godoy Maia
Marcos Brandalise
Mirian Perez Maluf
Oliveiro Guerreiro
Palavra-chave: