Verniz profissional com reduzido teor de flúor

>Descrição
 

Verniz profissional com reduzido teor de flúor

 

"A saúde bucal é parte da saúde do indivíduo e essencial para a manutenção da qualidade de vida. O uso produtos específicos para a higiene e saúde bucal são altamente recomendados (OMS, 2010)."

Descrição: Composições para saúde bucal, de uso preferencialmente profissional, com pH reduzido e suplementado com fosfato e cálcio, utilizadas no tratamento e prevenção de cárie e fluorose dentária.

 

Problema: As cáries e doenças periodontais foram consideradas as principais doenças orais pela OMS. Em países industrializados, de 60 a 90% das crianças em idade escolar são afetadas por cáries (Petersen PE, 2002). Embora o flúor tenham sido utilizado com eficiência desde 1950, a ingestão excessiva na fase de desenvolvimento dos dentes pode levar à fluorose (Whelton HP, 2004). Ingestão de flúor por crianças de 1,5 a 2 anos está, em média, entre 30 e 80% acima da recomendação, sendo que a ingestão de creme dental corresponde à 55% (Lima YB, 2001).

 

Solução Proposta: Composições na forma de gel, espuma e verniz dentário, com ph acidulado (3,6 – 3,9) ou neutro (6,8 – 8,2), com reduzida concentração de flúor (0,02 a 2,5%) e suplementado com fosfato e cálcio (0,1 a 10%).

 

Benefícios:

- Manufatura padrão – não exige tecnologias auxiliares;

- Redução do risco de Toxicidade Aguda ao flúor em crianças;

- Prevenção da Fluorose Dentária;

- Tratamento da Cárie Dentária.

 

Potencial de Mercado: O Mercado global de higiene bucal movimentou aproximadamente US$ 27,3 bi, em 2006 com expectativa de crescimento de 20% ao ano (ABDI, 2009).

 

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/nit-042-09---verniz-profissional-com-reduzido-teor-de-flúor.pdf

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
 
Inventores:
Alberto Carlos Botazzo Delbem
Kikue Takebayashi Sassaki
Palavra-chave:
Química
Saúde Humana