Arquitetura de computador reconfigurável

>Descrição

Arquitetura de computador reconfigurável

 

“Base tecnológica para o desenvolvimento de novos computadores de forma prática, rápida e barata”

 

Descrição: A tecnologia compreende uma arquitetura de computador reconfigurável e atua como modelo base para o desenvolvimento de computadores para a pesquisa científica e para o mercado. O sistema foi implementado em uma plataforma reprogramável, a FPGA, a qual permite reconfigurações ilimitadas.

 

Problema: A realidade dos avanços em sistemas de hardware tem permanecido a mesma há anos: implementações caras e documentações com acesso restrito. As razões para isso são a alta complexidade e o alto custo para o desenvolvimento de hardware por meio do emprego de métodos tradicionais.

 

Solução Proposta: Os avanços em hardware podem ser obtidos através do desenvolvimento da arquitetura reconfigurável, que pode ser modificada ilimitadamente, de formas relativamente práticas, rápidas e baratas, se comparadas aos métodos tradicionais. Sistema de fácil compreensão, desenvolvimento e implementação. Permite ser adquirido pela internet, minimizando o custo do produto.

 

Benefícios: O hardware reconfigurável contribuirá para o aumento do poder de criação dos cientistas da computação, além de estimular pesquisas nessa área. Estima-se que as arquiteturas facilitem o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias na universidade, bem como o desenvolvimento de computadores e sistemas diversos, atendendo às necessidades da empresa e do mercado. O hardware reconfigurável apresenta as seguintes características técnicas:

- Base tecnológica para o desenvolvimento de computadores;

- Através da reconfiguração, a arquitetura pode ser modificada ilimitadamente, de formas relativamente práticas, rápidas e baratas, se comparadas aos métodos tradicionais;

- Arquitetura fácil de ser compreendida, desenvolvida e implementada;

- Pode ser adquirido pela internet, minimizando ainda mais o custo do produto (basta que o interessado já possua um dispositivo dotado de FPGA e o seu respectivo software para projetos de circuitos digitais).

 

Potencial de Mercado: O futuro da Ciência da Computação tende a ser marcado por um forte desenvolvimento de hardware, caracterizado pela facilidade, rapidez, baixo custo e, principalmente, pela capacidade de reconfiguração dos projetos e das implementações atuais. A tecnologia é aplicável a indústrias, centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e universidades que já desenvolvam ou tenham interesse em atuar no desenvolvimento de circuitos digitais. Aplicável também ao ensino de circuitos digitais, microprocessadores e arquitetura de computadores. Grandes empresas do segmento já utilizam a tecnologia de FPGAs, em conjunto com o seu respectivo software para projetos de circuitos digitais, possuindo os requisitos para implementar a tecnologia desenvolvida.

http://unesp.technologypublisher.com/files/sites/auin-023-11---arquitetura-de-computador-reconfigurável.pdf

Informação da Patente:
Informações, Contactar:
Agência Unesp De Inovação
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
 
Inventores:
Maurício Araújo Dias
Palavra-chave:
Tecnologia de Informação
Tecnologias Educacionais